Quais são os 4 equipamentos para treino funcional? Confira aqui

3 minutos para ler

O treino funcional ganhou esse nome por causa do seu objetivo: treinar o corpo com foco na função e movimentos do dia a dia. Por isso, ele pode ser usado em diversas outras modalidades como uma forma de complemento. O crossfit utiliza alguns equipamentos para treino funcional, justamente para melhorar a técnica e os movimentos.

Neste texto, vamos apresentar 4 deles, mostrando como podem ser usados e os benefícios que trazem para o crossfit. Acompanhe a leitura para saber mais!

Quais são os equipamentos para treino funcional mais usados?

Conheça alguns dos equipamentos de treino funcional que são utilizados no crossfit e que vão auxiliar a melhorar sua técnica e performance.

1. Escada de agilidade

A escada de agilidade, como o próprio nome diz, é uma escada utilizada para exercícios, principalmente de agilidade. Ela é feita com materiais flexíveis, normalmente com corda e partes plásticas. Ela também é utilizada para trabalhar a capacidade aeróbica, coordenação motora e ritmo.

Os movimentos podem ser feitos de diferentes maneiras, usando pés ou mãos. A ideia é realizar os movimentos rapidamente e de forma ritmada, sem encostar nas bordas.

2. Bola ou feijão

A bola ficou mais conhecida no Pilates, mas também é muito utilizada para o treinamento funcional. Ela pode ser a bola tradicional ou a dupla — conhecida como feijão. Suas possibilidades de uso são variadas, podendo trabalhar diferentes capacidades e o corpo todo. Os dois equipamentos podem fazer parte do treino de força, flexibilidade, equilíbrio e propriocepção.

3. Corda naval

A corda naval pode ser encontrada em diferentes tamanhos e pesos. Ela leva esse nome por ser uma adaptação das cordas utilizadas em navios. Os exercícios feitos com ela são para membros superiores. Eles podem ser feitos em diferentes posições, que vão facilitar ou dificultar a execução.

Como o movimento é feito usando os braços, os músculos desses membros são os mais demandados, mas os treinos também podem incluir o core, pernas, potência e aeróbico.

4. Rolo

O rolo é um equipamento com formato cilíndrico, com diferente tamanhos e tipos de acabamento. No crossfit, ele é muito utilizado para realizar a liberação miofascial, antes e/ou depois do treino. Para massagear a fáscia e promover o relaxamento, basta deitar ou apoiar a região no rolo e rolar sobre ele, por isso o nome.

Como escolher os equipamentos?

Na hora de escolher qual equipamento comprar, é preciso analisar a qualidade do material e sua durabilidade. Como o crossfit é uma modalidade de alta intensidade e que exige o máximo dos praticantes, a demanda dos equipamentos também é alta. Eles precisam ser confiáveis, para garantir a segurança durante o treino.

Agora você já sabe quais são os equipamentos para treino funcional mais usados no crossfit. Eles vão incrementar a sua aula, auxiliando a melhorar seus movimentos e técnicas e, consequentemente, o seu desempenho na modalidade!

Se você quer adquirir os seus equipamentos para treinamento funcional, não deixe de conferir a nossa loja online. Lá você encontra materiais de qualidade, que vão dar um up no seu treino.

Posts relacionados

Deixe um comentário